sábado, 29 de novembro de 2008

E agora, algo sem saltos e sem corridas...O golfe

O golfe sempre foi uma modalidade que me atraiu. Sempre pensei que era um desporto caro. E é. Mas também é possível jogar com material mais barato.
Quando se iniciou o projecto de desporto escolar de golfe na escola decidi fazer uma formação (paga inteiramente por mim), para poder ajudar os alunos a descobrir e a gostar de golfe. Esta formação que decorreu em Agosto de 2007 foi muito agradável e frutuosa.
Em Setembro de 2007 iniciou-se o projecto de golfe, estabelecendo-se como meta uma prática regular de 3% dos alunos da escola.
As principais dificuldades foram a articulação dos horários escolares com as disponibilidades do campo e a ideia "enraízada" nos jovens de que o golfe "é para velhotes" - não tem saltos, corridas..., digo eu.
Aos poucos foi sendo possível vencer as dificuldades que foram surgindo e o golfe passou a fazer parte da vida de mais do que 3% dos alunos da escola. Em alguns casos tem contribuído para a melhoria da concentração e atenção dos alunos e, consequentemente, dos seus resultados escolares. Brevemente iremos começar a participar em competições com outras escolas. Para que se possam divertir e ficar com uma ideia de como fazer um swing como o Tiger Woods, seguem-se mais 2 videos. Venham jogar golfe, experimentem. Apareçam.

Aí vem o teste escrito...

...E para que conste que eu também sei...



Toca a estudar e a reflectir sobre as aulas.

Bom trabalho

terça-feira, 25 de novembro de 2008

As melhores ligas de Basquetebol do planeta

Estas são as ligações para as melhores ligas de basquetebol do mundo.


1. Liga espanhola

http://www.acb.com/

2. Liga italiana

http://www.legabasket.it/

3. NBA

http://www.nba.com/

4. Euroliga

http://www.euroleague.net/

5. NCAA - Basquetebol universitário norte-americano

http://www.ncaa.com/sports/m-baskbl/ncaa-m-baskbl-body.html

6. Liga Francesa

http://www.lnb.fr/

7. Liga Grega

http://www.esake.gr/

8. Taça Uleb

http://www.ulebcup.com/


Aproveitem esta "viagem" pelo mundo do basquetebol e divirtam-se.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

No Andebol também há saltos e corridas...

Para os meus alunos a quem leccionei andebol, neste primeiro período, cá está algum material de apoio. Alguns são brasileiros e necessitam de "tradução", mas antes de mais vejam com atenção e divirtam-se.

E agora...algum espectáculo

sábado, 22 de novembro de 2008

Podes começar a votar para o NBA All-Star

Através desta ligação podes votar nos jogadores que devem participar no All-Star da NBA 2009, que se realizará em Phoenix, Arizona. E ainda podes ganhar bons prémios. Não há nada a perder.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Arte/Desporto ou Desporto/Arte

Como se pode fazer arte com o desporto (ou como o desporto pode ser arte)...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ligação para apontamentos de basquetebol

Para além do que podem encontrar aqui, brevemente estarão disponíveis, na plataforma da escola, mais apontamentos. Até lá vão vendo estes e interpretando o que "eles dizem".

http://oracle.fpb.pt/fpb_zone/portal/img/home_293/fotos/70052638591142250514.pdf

A mentira entra hoje em vigor

A propósito do Estatuto do aluno (Lei 3/2008 de 18 de Janeiro) que tantas lavagens aos automóveis ministeriais tem provocado, para além de um aumento do consumo de ovos, hoje comecei o dia lendo o Despacho da Srª Ministra da Educação. Este Despacho tem a data de domingo e entra em vigor hoje (segunda-feira, 17 de Novembro). No primeiro parágrafo desse despacho podemos ler: "Considerando que a adaptação dos regulamentos internos das escolas ao disposto no Estatuto do Aluno nem sempre respeitou o espírito da Lei, permitindo dúvidas nos alunos e nos pais acerca das consequências das faltas justificadas designadamente por doença ou outros motivos similares."
Ora aqui começa a mentira, a Lei tem interpretações legais, não esprirituais. Se fossemos pelo espírito já a Srª Ministra se deveria ter demitido! Assim como a sua equipa ministerial!
O que está em causa é o "espírito" do artigo 22º da falada Lei 3/2008 que se transcreve, para que não haja dúvidas de "espírito", diz assim o nº 2:"Sempre que um aluno, independentemente da natureza das faltas, atinja um número total de faltas correspondente a três semanas no 1.º ciclo do ensino básico, ou ao triplo de tempos lectivos semanais, por disciplina, nos 2.º e 3.º ciclos no ensino básico, no ensino secundário e no ensino recorrente, ou, tratando -se, exclusivamente, de faltas injustificadas, duas semanas no 1.º ciclo do ensino básico ou o dobro de tempos lectivos semanais, por disciplina, nos restantes ciclos e níveis de ensino, deve realizar, logo que avaliados os efeitos da aplicação das medidas correctivas referidas no número anterior, uma prova de recuperação, na disciplina ou disciplinas em que ultrapassou aquele limite, competindo ao conselho pedagógico fixar os termos dessa realização."
O nº 3 diz: "Quando o aluno não obtém aprovação na prova referida no número anterior, o conselho de turma pondera a justificação ou injustificação das faltas dadas, o período lectivo e o momento em que a realização da prova ocorreu e, sendo o caso, os resultados obtidos nas restantes disciplinas, podendo determinar:
a) O cumprimento de um plano de acompanhamento especial e a consequente realização de uma nova prova;
b) A retenção do aluno inserido no âmbito da escolaridade obrigatória ou a frequentar o ensino básico, a qual consiste na sua manutenção, no ano lectivo seguinte, no mesmo ano de escolaridade que frequenta;
c) A exclusão do aluno que se encontre fora da escolaridade obrigatória, a qual consiste na impossibilidade de esse aluno frequentar, até ao final do ano lectivo em curso, a disciplina ou disciplinas em relação às quais não obteve aprovação na referida prova."
É facilmente perceptível que de acordo com a legislação posta em vigor na dependência deste governo e desta equipa ministerial, a questão não tem nada a ver com o "espírito" da Lei, mas sim com a incompetência e o desconhecimento da realidade de quem a inventou e de quem a promulgou.
Estes senhores governantes não reconhecem o erro! Assim como a sua incompetência e desconhecimento daquilo que é uma escola. Então, qual menino (mimado) que comeu o doce e escondeu a mão, toca a apontar aos outros a sua culpa. Por favor, pelo menos sejam educados!

domingo, 16 de novembro de 2008

E aí vem uma nova matéria, o atletismo

A nova matéria a abordar até ao final do primeiro período será o atletismo.

Para além dos saltos (não abordados no ano anterior), vamos falar de corridas e lançamentos.

Nos lançamentos, o peso, o disco e o dardo serão os abordados neste ano.

Revisitaremos as corridas planas e com barreiras.

Um bom trabalho para todos.

Mais uns videos para "aguçar" o apetite.


Classificações das avaliações práticas

Meus caros alunos:

De acordo com as determinações internas da escola, podem encontrar as classificações práticas de cada um na plataforma plone da escola. Para acederem ao ficheiro terão de ter uma palavra-passe que vos será entregue na próxima aula.
Fiquem, entretanto com este video sobre o que não deverão fazer ao jogarem ou brincarem com o Basquetebol

O inicio

Decidi criar um blog com algumas preocupações.

Em primeiro lugar, contribuir para um contacto mais próximo com os meus alunos na Escola Secundária onde lecciono Educação Física.

Uma segunda preocupação é a de poder difundir as minhas opiniões sobre os vários assuntos que me rodeiam, tentando olhar o mundo com um olhar crítico.

Claro que o maior enfoque da minha intervenção será sobre SALTOS, CORRIDAS E BASQUETEBOL.

Saltos e corridas, porque estão presentes em quase todas as modalidades desportivas e o Basquetebol, porque está na minha vida desde há 32 anos.

Sejam bem vindos aos meus Saltos, Corridas e Basquetebol.