segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Técnica do Badminton

Clear

O clear é um golpe defensivo básico do badminton. Deve ser alto e profundo. Alto para evitar uma intercepção precoce, dando mais tempo para o jogador se reposicionar no campo e, profundo, para dificultar a resposta do adversário. Para acertar um clear defensivo, o jogador deve golpear o volante quando este estiver alto e um pouco a frente da sua cabeça, impulsionando o volante para o fundo do campo adversário, descrevendo-se uma parabola. O golpe também pode ser usado para o ataque quando o adversário se encontra em posição desfavorável esperando outro tipo de golpe, como um smash ou um drop-shot. Para tanto, o jogador deve acertar o volante, quando este estiver caindo, um pouco mais a frente da sua cabeça do que no clear defensivo, fazendo o volante voar mais rápido e recto, indo directo para o espaço descoberto no fundo do campo do adversário.



Forehand Clear
1 - Use o corpo para ganhar mais força, combine o golpe com o movimento de torção do tronco


2 - Direcione o clear para o canto do backhand do seu adversário, pois a maioria dos jogadores tem dificuldades de executar os golpes de backhand;


3 - Execute com perfeição o movimento de rotação do pulso, isto dará mais velocidade ao volante.



Backhand Clear

1 - Segure correctamente a raquete, colocando o polegar contra o grip da mesma, dando mais força no golpe;

2 - Coordene o gesto com o seu último passo, acerte o volante enquanto o seu pé ainda estiver no ar, aproveitando o movimento do corpo no golpe.

3 - Corra, Vire, Acerte! Corra para o volante, Vire-se (este golpe deve ser dado de costas para a rede), e acerte o golpe com força e precisão.



Drop-shot

O drop-shot é um golpe ofensivo, dando ao jogador bons resultados com pouco dispendio de energia. Para enganar o oponente, faça a mesma movimentação usada no clear defensivo , acertando o volante quando este estiver exactamente em frente da sua cabeça, reduzindo a velocidade do braço num espaço pequeno antes de acertar o volante (aprox. 30cm), forçando-o uma trajectória descendente, devendo este cair, invariavelmente, logo após a rede, dificultando a próxima jogada do adversário. A velocidade do drop-shot pode variar dependendo do posicionamento no campo. Um drop-shot rápido na rede é sempre difícil de se devolver.


Smash

O smash é o golpe mais ofensivo, e portanto, o mais importante do badminton. É o vencedor de pontos , o climax de vários golpes anteriores. O sucesso do golpe depente de vários factores como o ponto de impacto do volante, a altura deste, o timing etc. Observar jogadores mais experientes é uma óptima prática para quem quer melhorar o desempenho. Para acertar um smash, novamente prepare um clear defensivo. Posicione-se mais atrás do volante, acertando o golpe quando ele estiver quase em frente do seu rosto (a altura do volante varia de acordo com o posicionamento do atleta no campo. Um smash aplicado no fundo do campo deverá acertar o volante num ponto mais alto). Desloque-se em direcção ao volante, para aproveitar a força do movimento do corpo. O golpe deverá ser forte, direccionado para baixo, devendo o jogador girar totalmente o pulso de modo que, no fim do movimento, a cabeça da raquete esteja totalmente voltada para baixo. Evite saltar para acertar o volante, pois pode-se errar o tempo de contacto. Não tenha pena do adversário, desferindo o golpe com precisão e força.


Drive
O drive é um golpe ofensivo, mais usado nos jogos de pares, desferido rapidamente, geralmente das laterais. O seu objectivo é direcionar o volante, rapidamente, na direção do jogador adversário ou num espaço descoberto pela dupla oponente. O jogador posiciona-se de lado para rede e, deixando peso no pé de apoio, prepara o golpe levando a raquete para trás, abrindo o braço, mantendo a raquete na altura do ombro. Ao golpear o volante, o jogador movimenta a raquete em direção deste dobrando o braço para frente e girando o pulso simultaneamente, dando uma "chicotada" no volante. Ao mesmo tempo gire o corpo, terminando o movimento de frente para rede, deixando o peso fluir no golpe e no pé dianteiro.


Lob

Na verdade, o lob é um golpe desferido de baixo para cima usado para devolver o volante quando este cai bem abaixo da "linha" da rede e próxima desta. O seu objectivo é colocar o volante alto e profundo no campo adversário, dando tempo para a recuperação do atleta. O lob, por outras palavras, é como um clear, golpeado de baixo para cima. Este golpe é dado próximo da rede, assim, não acerte com força o volante, mas "conduza-o", com elegância, para o fundo do campo adversário. Lembre-se que, a menos que você queira receber o volante na cara enquanto recua, as virtudes aqui são: altura, profundidade e recuperação!


Net-shots - Estes são os golpes jogados próximo e muito próximo a rede. Eles podem ser jogados de baixo para cima ou de cima para baixo. O objetivo do golpe é devolver o volante tão perto da rede que o adversário não terá condições de responder à jogada. É muito importante recuperar o posicionamento da raquete, pois, geralmente o volante será devolvido de forma rápida.


Push - Nos jogos de badminton, é normal acontecer o volante ser "empurrado" de volta para o campo adversária quando uma resposta acontece um pouco acima da rede. Como o push é jogado perto da rede, qualquer indecisão pode acarretar um erro. Para o bem da dissimulação, este golpe é jogado com a mesma acção do drive, sendo que o volante deve ser jogado com menos força para que caia entre os jogadores da dupla adversária.


Dicas:
Pega (forehand) - em geral a raquete deve ser empunhada como se o jogador estivesse apertando a mão com ela. Isso pode não parecer natural, mas com paciência e prática tornar-se-á um hábito.

Pega (backhand) - permita que a mão vire ligeiramente, colocando o polegar contra as costas do punho da raquete. Nos golpes de backhand o volante deve entrar em contacto com o lado oposto da cabeça da raquete.

Segurando a raquete - a raquete sempre deve ser segura de forma a manter o pulso e o braço esticados e tencionados. Isso é particularmente importante servindo baixo e em lances próximos à rede.

Posição da raquete - mantenha a cabeça da raquete bem para cima e pronta para qualquer tipo de golpe.

Pulso - um pulso firme é usado no ténis, mas não no badminton. Mantenha o pulso solto para conseguir melhor desempenho nos golpes.

Alcance - a maioria dos golpes no badminton usa toda extensão do braço para alcançar o volante.

Trabalho de pernas - é o mais importante factor para posicionar o corpo de forma a dar um golpe correcto. Golpes de forehand e backhand devem ser feitos com o pé direito à frente. Todos os golpes altos de forehand devem ser feitos com o pé esquerdo à frente. Os golpes altos de backhand devem ser feitos com o pé direito à frente. Rapidez de movimentos, como se virar, são mais importantes do que correria. Passos curtos são melhores do que 'corridinhas'. Evite golpear tendo os dois pés virados na direção da rede.

Dissimulação - Em todos os golpes é fundamental que o jogador disfarce qual será a proxima jogada a ser realizada, executando um mesmo movimento para os mais variados golpes sempre que possível. Assim, o adversário nunca saberá, de antemão, qual será o próximo golpe usado!




Sem comentários: